BAIXE O APP!

Apae Timóteo inaugura sala multifuncional

Alunos da Apae Timóteo e seus familiares agora contam com uma sala multifuncional para oficinas de artesanato, arte e arteterapia. O espaço foi inaugurado na manhã da última segunda-feira (26/8), com a apresentação da Banda Brasil Excepcional, formada por alunos da Apae sob regência do professor Altair Alves, o Tail. O evento também marcou a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizada nesta semana (21 a 28/8), em todo o país, sob o tema “Nossa história, quem somos e o que fazemos”.

A sala multifuncional é resultado do projeto Criação de Ambiente Multifuncional – Ateliê de Arte, Arteterapia e Empreendedorismo, realizado com recursos do Edital de Projetos Fundação Aperam Acesita 2023. O espaço visa atender alunos da Apae e seus familiares, despertando e aprimorando as habilidades de criatividade, criticidade, autoestima, conhecimento, empoderamento, empreendedorismo, independência e autonomia tornando-os protagonistas da sua história.

Venilson Vitorino, presidente da Fundação Aperam, frisou a importância do espaço multifuncional. “Este é um projeto que nos inspira a refletir sobre equidade e formas de ampliar as oportunidades para pessoas com deficiência. A Aperam South America tem como premissa incluir e valorizar o talento das pessoas com deficiência que fazem parte do quadro de colaboradores. Projetos como este da Apae Timóteo são mais uma forma de dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades”, destacou.

“Celebramos mais uma conquista que alcançamos com a parceria da Fundação Aperam. Este projeto, de fato, abre oportunidades para que pessoas com deficiência desenvolvam o seu potencial, com atividades de socialização e sejam estimuladas a ter autonomia. E mais, os familiares têm aqui um lugar para obter uma forma de fonte de renda”, detalhou a  presidente da Apae Timóteo, Vânia Lamas.

Jacqueline Drumond Fraga é mãe da aluna Juliana Drummond Fraga e integra o Conselho de Administração da Apae Timóteo, ela contou como a iniciativa tem feito a diferença para ela e outras famílias. “Somos família mãe, pai, filhos ou irmãos de uma pessoa com deficiência. Enfrentamos desafios diariamente. E esta sala de arteterapia me trouxe uma nova perspectiva de vida, assim como para outras famílias”, comentou.

Para Juliana Dias, mãe da Stella, aluna da Apae, a chegada da sala de arteterapia superou suas expectativas. “A criança participa junto com a família neste projeto e pra mim isso foi fantástico. Fizemos a aula de macramê e continuamos praticando em casa. Além de incentivar o desenvolvimento da coordenação motora e foco e atenção da Stela, tem sido mais uma forma de trabalhar em casa e aumentar a nossa renda familiar. Agradeço a Apae, as professoras e a Fundação Aperam pela iniciativa”, enfatizou.

Publicidade