As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.
Já a menopausa é o fim permanente das menstruações, da ovulação e da fertilidade. Muitas mulheres sentem dúvidas em relação a essa fase.
No caso da disfunção sexual é algo que cada pessoa desenvolve de uma forma.O DSM recomenda o uso de subtipos que designam o início da dificuldade:
- Primária: chamada também de “ao longo da vida” pelo DSM, representam pacientes que sempre apresentaram a disfunção;
- Secundária: chamada pelo DSM de “disfunção adquirida”, designa os que se iniciaram após algum tempo de função sexual satisfatória;
- Generalizada: casos em que o problema ocorre em todas as relações sexuais do paciente;
- Situacional: ocorre em determinada situação, com certa parceria ou após algum tipo específico de estimulação.
É importante perceber também em qual fase do ciclo sexual o paciente manifesta seus sintomas, se mais precocemente ou perto do final. E se o sofrimento causado pelo problema é: Grave, Leve e Moderado.
Confira o bate-papo na íntegra com o ginecologista, obstetra e sexólogo Dr Anderson Azevedo no Bom dia Tropical.