BAIXE O APP!

Rede colaborativa realiza II Encontro com temática ambiental e cultural no Parque do Rio Doce

Evento deve aprovar “Carta do Rio Doce” para ser enviada à COP-30 de Belém-PA.

A Rede Colaborativa de Desenvolvimento Ambiental, Econômico e Sociocultural do Rio Doce irá realizar no dia 30 de setembro seu segundo encontro, que irá ocorrer de 8h às 13h no Auditório do Parque do Rio Doce – PERD, km 20 da MG 760, município de Marliéria.

A programação do II Encontro da Rede inclui exposições e debates sobre os temas: Novo Acordo Governo – Vale, Gestão e Perspectivas para o PERD, Curta-metragem Espelho Azul e a realização de uma Assembleia Deliberativa. Ainda consta da programação a palestra de uma museóloga Isabela Leão Magalhães sobre a importância e a viabilidade da preservação do patrimônio material e imaterial. Confirmada a participação de Fernando Yazbek, Coordenador de Adesão do Pacto Global da ONU, Graduado em Ciência Política pela UFPR e em Relações Internacionais pela UniCuritiba., Pós Graduado em História pela PUC Paraná. Membro Consultor da Comissão de Sustentabilidade OAB Paraná. Os interessados também poderão desfrutar de um delicioso Café de Boas-vindas e saborear o almoço oferecido pelo restaurante do PERD, mediante preços módicos. Após os trabalhos, haverá horário livre, parra que os participantes possam visitar o Parque e conhecer um pouco da riqueza natural da maior reserva de mata atlântica contínua do sudeste do Brasil. COP-30 O tema de destaque do Encontro é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – COP 30, que será realizada em Belém-PA, no mês de novembro.

Um dos objetivos do evento, segundo seus organizadores, é a aprovação da “Carta do Rio Doce” a ser apresentada à Conferência. Para embasar as discussões, a organização está envidando esforços para assegurar a participação virtual de um representante do Brasil no Pacto Global da ONU. Também conhecida como Conferência das Partes, as COPs são um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. Princípios – Segundo a organização do evento, o objetivo é promover a discussão de temas relevantes para a população do Vale do Rio Doce, sob a perspectiva da sustentabilidade ambiental e da emancipação cultural e social, fomentando iniciativas autônomas nas diversas comunidades da região, sem vinculação a governos ou a partidos políticos. – Somos antes de tudo um movimento de pessoas engajadas com a proteção do meio ambiente, o fomento artístico-cultural, a valorização dos povos originários e de políticas de equidade social.

Quem identificar-se com essas causas, será muito bem-vindo a participar da Rede, espaço de discussão em que é assegurada a diversidade e pluralidade de visões e opiniões, com a condição de que toda participação se dê de forma democrática e respeitosa no relacionamento entre os seus integrantes, independente da sua ocupação e posição institucional, assinala a organização.

O I Encontro da Rede ocorreu no Canto DADÊ – Pousada e Bistrô, também em Marliéira, em março deste ano e incluiu mostra de filmes, apresentação de projetos e palestras sobre temas culturais, históricos e ambientais. II Encontro da Rede Colaborativa de Desenvolvimento

II Encontro da Rede Colaborativa de Desenvolvimento Ambiental, Econômico e Sociocultural do Rio Doce  Local: Parque Estadual do Rio Doce  Data: 30 de agosto de 2025 ⏰ Horário: 8h às 13h (com Café de Boas-vindas, Almoço e Visita ao PERD após o encerramento da programação oficial) As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do link a seguir, até dois antes do evento: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdWW86MvTHoMp7H4CnSac5LBFSh6kZAtmfElB21G4Jnk1cXaQ/viewform?usp=header

Publicidade