Dias antes de se encontrar com Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a defender o comércio em moedas locais, sem uso do dólar, entre os membros do Brics. A fala do mandatário aconteceu em fórum econômico em Jacarta, capital da Indonésia, no Sudeste Asiático.
“No âmbito dos Brics, o PIX e o QRIS [ferramenta indonésia de pagamentos instantâneos] oferecem pagamentos acessíveis, que podem inspirar medidas de facilitação do comércio em moedas locais entre os países do bloco”, disse.
Lula deve se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no próximo domingo (26), na Malásia, a fim de discutir o tarifaço de 50% imposto pelo país contra o Brasil.
O republicano, por mais de uma vez, ameaçou taxar países dos Brics que tentassem contrapor a dominância do dólar.
Na sequência desta fala, o petista ainda afirmou que “Indonésia e Brasil se opõem a medidas unilaterais e coercitivas que destroem o comércio” — sem menção direta ao republicano.
No Fórum, o presidente brasileiro também disse que a presidência brasileira no Mercosul pretende avançar até o fim de 2025 em um acordo de comércio preferencial com a Indonésia.
“Durante nossa atual presidência no Mercosul, até o final do ano, vamos avançar nas tratativas para um acordo de comércio preferencial Mercosul-Indonésia”, disse o presidente.
Fonte: CNN

















