Timóteo avança rumo à modernização administrativa.
A partir do dia 19 de janeiro (segunda-feira), todos os processos de aprovação de projetos, incluindo projeto inicial, projeto de reforma, levantamento arquitetônico e Habite-se, deverão ser protocolados exclusivamente pelo sistema Betha Protocolo. A medida marca a consolidação da informatização da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, que vem promovendo mudanças significativas desde o ano passado.
O programa “Destrava Timóteo” simboliza a nova fase da gestão municipal, que aposta na tecnologia para simplificar procedimentos, reduzir burocracias e oferecer mais agilidade ao setor da construção civil. Durante o último ano, a secretaria promoveu alterações em decretos e leis, além de realizar diversos treinamentos internos e reuniões com profissionais da área, preparando o terreno para a transição definitiva ao ambiente digital.
O secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Heine Quintão, destacou a importância da iniciativa. “Estamos vivendo um novo momento. Em 2025, trabalhamos intensamente para simplificar os processos de aprovação de projetos e liberação de alvarás. Agora, em janeiro, damos a virada de chave definitiva para o digital. Queremos que todos os escritórios de arquitetura, engenharia civil e projetos de Timóteo estejam preparados. Para isso, estamos promovendo oficinas e treinamentos na Prefeitura. A grande maioria já utiliza o sistema digital, mas nosso objetivo é que seja total. Essa mudança representa mais eficiência, melhor atendimento aos munícipes e estímulo à construção civil em nosso município.”
A Prefeitura de Timóteo reforça que todos os profissionais e empresas da área devem criar seu usuário e senha no Betha Protocolo, habilitando o acesso ao sistema. Para facilitar, a secretaria está enviando passo a passo por e-mail e WhatsApp aos escritórios e engenheiros que já possuem contato com o município. Além disso, equipes técnicas estão preparadas para oferecer suporte presencial e esclarecer dúvidas.
Com a digitalização completa, a gestão municipal espera mais agilidade na análise e aprovação de projetos, transparência nos processos administrativos, redução da burocracia para arquitetos, engenheiros e cidadãos, além de estímulo à construção civil, fortalecendo o desenvolvimento urbano de Timóteo.
A Administração Municipal convida todos os profissionais da área a participarem do processo de digitalização. “É uma mudança importante, que vai simplificar e modernizar os processos de aprovação e liberação de projetos. Estamos prontos para apoiar cada escritório nessa adaptação”, concluiu o secretário Heine Quintão.
















